Ação realizada no comércio local de Brusque mobiliza a comunidade para apoiar projeto social esportivo
O Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas) e a Fraternidade Feminina União e Zelo reforçam o chamado à comunidade para colaborar com a Campanha Troco Solidário em prol da Associação Brusquense de Atletismo (ABA). Iniciada em agosto, a campanha busca arrecadar fundos para o projeto “Atletismo Campeão” da ABA, que oferece gratuitamente treinamentos e atividades de atletismo para crianças e jovens de Brusque, promovendo a prática esportiva como uma ferramenta de desenvolvimento e inclusão social.
Durante a campanha, caixas do Troco Solidário estão disponíveis em diversos estabelecimentos comerciais de Brusque, facilitando a doação de pequenos valores que, somados, se transformam em um importante suporte financeiro para a ABA. Os recursos arrecadados destinam-se à compra de materiais esportivos e à manutenção de treinadores qualificados, permitindo que a ABA continue atendendo seus atletas, com idades entre 8 e 17 anos, sem custos para as famílias.
Para o presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, a retomada da campanha reflete o compromisso social da entidade. “Sabemos do impacto positivo que campanhas como o Troco Solidário podem ter na vida das crianças e jovens de nossa cidade. Estamos felizes em apoiar a ABA, que, em apenas um ano de existência, já tem promovido valores como disciplina e saúde, formando cidadãos para o futuro. A comunidade pode fazer a diferença ao contribuir com qualquer quantia, ajudando diretamente a ABA a crescer e se fortalecer”, afirma Gevaerd.
Carlos Eduardo Vieira, presidente da ABA, ressalta a importância da iniciativa e a gratidão pelo apoio recebido. “Para nós, da ABA, o Troco Solidário é uma ferramenta essencial para manter o projeto Atletismo Campeão ativo e em crescimento. Por isso, contamos com a colaboração de toda a comunidade para apoiar o projeto, contribuindo com qualquer quantia nas caixas do Troco Solidário espalhadas pelo comércio local”.
A presidente da Fraternidade Feminina União e Zelo, Carolina Pinotti Schweigert, destaca a relevância da campanha para o futuro das crianças da cidade. “Acreditamos que o esporte é uma base sólida de formação. Ao apoiar a ABA, estamos investindo em um futuro melhor para nossas crianças. São projetos como este que fortalecem a comunidade e proporcionam oportunidades para que todos cresçam”, ressalta.
“Acredito na força da união entre as pessoas e sempre digo que juntos fazemos coisas incríveis! Com certeza, no final da campanha vamos celebrar este trabalho e ver muitas crianças tendo a oportunidade de praticar o esporte”, complementa a diretora da Fraternidade, Simone Teixeira.
A Campanha Troco Solidário segue até o final do ano em mais de 40 estabelecimentos parceiros, e as doações também podem ser feitas via PIX, com o QR Code disponível nas caixas.
Nesta sexta-feira, 22 de novembro, o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, acompanhado dos vice-presidentes Bento Ferrari, Marcelo Gevaerd que também é presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Sindilojas), André Ostermann, do empresário Matheus Hang da Havan e do gerente de Relações Governamentais, Elder Arceno, participou de uma reunião estratégica com os governadores do Sul e Sudeste durante a 12ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), realizada no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis.
O evento, que teve início na quinta-feira, 21, reuniu lideranças de sete estados — Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo —, que representam mais de 114 milhões de brasileiros (56,5% da população) e cerca de 70% do PIB nacional.
O encontro da Fecomércio com os governadores foi uma agenda restrita a cinco empresários, organizada pela Casa Militar, para tratar de temas prioritários para o varejo e os serviços. Dois assuntos dominaram as discussões: a reforma tributária para o setor de serviços e a tributação de marketplaces estrangeiros.
Na oportunidade, a Fecomércio destacou a necessidade de equalizar as alíquotas aplicadas aos marketplaces estrangeiros, equiparando-as às condições enfrentadas pelos empresários locais. A proposta foi bem recebida, com os governadores manifestando apoio à medida, que visa proteger a competitividade do setor nacional. Além do governador anfitrião, Jorginho Mello, estiveram presentes nesta agenda com a Fecomércio os governadores Carlos Massa Ratinho Jr. (PR), Romeu Zema (MG), Renato Casagrande (ES), Claudio Castro (RJ), e o vice-governador do RS, Gabriel Souza.
O presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, avaliou a reunião de forma positiva, destacando a compreensão dos governadores sobre os desafios enfrentados pelo comércio e serviços. “O que foi apresentado mostrou aos governadores as dores do setor, como a carga tributária e os problemas relacionados aos marketplaces estrangeiros. Eles compreenderam a gravidade da situação e demonstraram disposição em levar essas questões ao governo federal para buscar soluções. Isso é fundamental, pois, se não agirmos hoje, amanhã o setor pode enfrentar sérias dificuldades. Foi muito positivo eles entenderem e reconhecerem o que pedimos”, afirmou Gevaerd.
O empresário Matheus Hang, da Havan, destacou a necessidade de uma equiparação tributária para garantir condições justas de concorrência entre os negócios locais e os marketplaces estrangeiros. “Quem vem de fora do Brasil, sem gerar empregos aqui, não pode pagar menos impostos do que quem está dentro, empregando milhares de brasileiros. O que estamos pedindo é uma equiparação para que todos paguem o mesmo imposto e possamos ter uma concorrência leal. Essa desigualdade afeta principalmente os pequenos empresários, que são os primeiros a sofrer e, muitas vezes, fechar as portas. Se continuarmos assim, corremos o risco de que, no futuro, tudo seja produzido e comercializado por gigantes internacionais, como a China, prejudicando a economia brasileira como um todo”, ressaltou Hang.
Durante os três dias do COSUD, cerca de 500 servidores públicos dos estados do Sul e Sudeste se reúnem em Câmaras Temáticas para discutir até dois assuntos distintos por área, garantindo diálogos focados e produtivos. Os debates abrangem temas estratégicos como Segurança Pública, Meio Ambiente, Economia, Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano, reforçando o compromisso de cooperação entre os estados.
A participação do presidente do Sindilojas Brusque e VP da Fecomércio, Marcelo Gevaerd, nesta importante reunião, reflete o empenho do sindicato em levar as pautas do comércio e serviços da região para discussões de grande relevância econômica e social.
No próximo domingo, 6 de outubro, eleitores de todo o Brasil irão às urnas para escolher seus representantes municipais. O Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba – Sindilojas emitiu uma orientação importante para as empresas do setor comercial, esclarecendo as regras sobre o funcionamento do comércio no dia das eleições.
De acordo com o sindicato, é permitido o funcionamento das lojas e demais estabelecimentos comerciais no dia do pleito. A legislação que anteriormente considerava o dia das eleições um feriado nacional (Lei 1266/50) foi revogada pela Lei 10.607/02, e, portanto, não há obrigatoriedade de fechamento do comércio nessa data.
Vale destacar que o artigo 380 do Código Eleitoral, que menciona o dia da eleição como feriado, não se aplica ao contexto atual. Esse dispositivo só é válido em situações onde a Constituição Federal define uma data fixa para a realização das eleições, o que não ocorre nos pleitos municipais.
Além disso, o Sindilojas Brusque reforça que a Resolução 23.390/13 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não proíbe a abertura do comércio durante o período eleitoral. No entanto, as empresas devem garantir que seus colaboradores tenham condições adequadas para exercer seu direito ao voto, conforme determina a Resolução TSE 22.963/08.
Essa recomendação inclui a flexibilização de horários ou a concessão de pausas, permitindo que todos os funcionários possam comparecer às urnas e cumprir com o dever cívico de votar.
Portanto, as empresas que optarem por abrir suas portas no domingo podem fazê-lo, desde que sigam as orientações estabelecidas pelo TSE e respeitem os direitos de seus colaboradores. O Sindilojas destaca a importância do comércio local se manter informado e atuar de forma consciente, respeitando as normas eleitorais e garantindo o pleno exercício da cidadania.
Para mais informações e orientações detalhadas, os empresários podem entrar em contato diretamente com o Sindilojas Brusque.
Neste sábado, 28 de setembro, Brusque foi palco da 1ª Copa Sindilojas/SESC de Voleibol Misto, um evento promovido em parceria pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas) e o SESC, com o apoio da Fecomércio-SC. A competição, que contou com a participação de seis equipes, teve como objetivo incentivar a prática esportiva e promover a integração entre os atletas locais.
O gerente do SESC Brusque, Gustavo Josende Caetano, destacou a importância da iniciativa na cidade. “É um evento que começamos a trabalhar há um ano, em parceria com o Sindilojas. Vemos isso como algo muito importante para a comunidade, especialmente para aqueles que gostam de praticar esportes”, afirmou ele. “O voleibol foi escolhido como a modalidade para esta primeira edição, e estamos muito felizes com o resultado. A presença de seis equipes reforça a importância do evento para ambas as instituições”.
Brusque tem uma longa tradição no esporte, mas, segundo Caetano, eventos de voleibol voltados ao público adulto são raros. “Temos uma tradição em torneios de futebol, e embora o vôlei também tenha um público forte na cidade, não vemos tantas competições voltadas para essa modalidade. O evento proporcionou a muitas equipes a oportunidade de participar de um torneio de vôlei pela primeira vez”, acrescentou.
O presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, celebrou a realização da competição, ressaltando seu impacto no incentivo ao esporte no município. “Essa primeira edição da Copa Sindilojas/SESC de Voleibol Misto é fruto de uma parceria importante com a Fecomércio-SC, que tem o objetivo de fomentar o esporte na cidade. Temos aqui seis equipes de várias idades, com homens e mulheres participando juntos, o que traz ainda mais diversidade e integração para o evento”, afirmou.
Gevaerd também mencionou a grande aceitação da comunidade e já vislumbra futuras edições. “Fizemos esta primeira copa para ver como seria, e a resposta tem sido tão positiva que já estamos sendo pressionados para organizar a próxima “, comentou o presidente.
Equipes vencedoras
A 1ª Copa Sindilojas/SESC de Voleibol Misto consagrou a equipe da Associação Esportiva Vôlei Total (AEVT) como a grande campeã. O presidente da AEVT, Marco Back, celebrou a conquista do primeiro lugar e destacou a importância do evento para a comunidade esportiva de Brusque. “Foi uma grande satisfação para nossa equipe participar e sair vitoriosa dessa primeira edição. Temos cerca de 70 atletas de diferentes idades e gêneros, e o torneio proporcionou uma oportunidade única de integração. Além disso, foi a primeira vez que conseguimos inscrever um time completo em uma competição como essa”.
Back também elogiou a iniciativa do Sindilojas e do SESC, parabenizando as entidades pela organização do evento. “Realizar um campeonato de voleibol com essa proposta, de ser gratuito e acessível para os atletas, é um incentivo enorme para a prática esportiva na região. O formato misto foi um diferencial, atraindo não só adultos, mas também jovens e atletas mais experientes. Esse tipo de iniciativa é essencial para fortalecer o esporte amador em Brusque e oferecer um ambiente saudável e inclusivo para todos”.
Ele ainda destacou o impacto social do torneio. “A Copa não foi apenas uma competição, mas um momento de lazer, confraternização e estímulo ao estilo de vida saudável. O formato do evento foi impecável, e o sábado se mostrou um dia perfeito para reunir famílias e amigos em um ambiente seguro e sem custo para os atletas. Isso com certeza motiva ainda mais pessoas a se engajarem no esporte”, finalizou Marco.
A equipe Calçados Gevaerd ficou com a segunda colocação, enquanto o terceiro lugar foi conquistado pelo time Mais Vôlei.
Na tarde de terça-feira, 27 de agosto, a Câmara de Óticas do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas) reuniu suas empresas associadas para discutir as ações planejadas para o último trimestre de 2024. O encontro contou com a presença do presidente da Câmara Regional de Óptica, Optometria e Contatologia do Estado de Santa Catarina (CrOO-SC), Ed Carlos Pedroso, e das assessoras jurídicas da entidade, Dra. Mábila Bretas e Dra. Marina Soro.
Durante a reunião, o coordenador da Câmara de Óticas, Cesar Busnardo Júnior, apresentou ao presidente Ed Carlos Pedroso as principais demandas do setor, bem como os objetivos estabelecidos para o trimestre final do ano. “Nosso foco é fortalecer a união entre as ópticas associadas e promover ações que realmente impactem a comunidade de forma positiva. Estamos planejando uma ação significativa que será divulgada em breve, com o objetivo de aproximar ainda mais o setor óptico da população de Brusque e região,” afirmou Busnardo.
As assessoras jurídicas da CrOO-SC, Dra. Mábila Bretas e Dra. Marina Soro, sugeriram iniciativas importantes para o fortalecimento da categoria em consonância com a perspectiva jurídica que envolve a atuação dos estabelecimentos ópticos na região com o fim de ofertar serviços e produtos ópticos de excelência aos consumidores.
O presidente do CrOO-SC, Ed Carlos Pedroso, ressaltou a importância da colaboração entre as entidades para o desenvolvimento do setor. “A parceria entre as ópticas e as entidades representativas é essencial para garantir que possamos enfrentar os desafios do setor de forma unificada. Nosso objetivo é promover o crescimento sustentável das ópticas em Santa Catarina, assegurando que os profissionais estejam sempre alinhados com as melhores práticas e regulamentos,” destacou Pedroso.
O encontro também contou com a presença do presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, e do assessor jurídico da entidade, Dr. Osmar Peron Junior. Ambos reforçaram a importância da colaboração contínua entre as entidades e a necessidade de manter uma comunicação constante para assegurar o sucesso das iniciativas discutidas.
A Câmara de Óticas do Sindilojas Brusque é um espaço dedicado às empresas do setor óptico, focado em discutir demandas comuns, buscar soluções coletivas e promover serviços de excelência à comunidade. Destaque-se que a Sindilojas permanece aberta para a associação de novas empresas interessadas em integrar esse grupo comprometido com o desenvolvimento do setor óptico na região.
No dia 28 de setembro Brusque será palco de dois eventos organizados pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba – Sindilojas em parceria com o SESC: a I Copa Sindilojas/SESC de Voleibol Misto e o Torneio de Canastra. Ambos os eventos ocorrerão no ginásio do SESC, localizado na Avenida Beira Rio, 611, no Centro de Brusque, e prometem movimentar a comunidade local com muita competitividade e confraternização.
A I Copa Sindilojas/SESC de Voleibol Misto é organizada pela comissão composta por Gustavo Josende Caetano, Gerente do SESC Brusque, Fernanda Fidelis da Silva, Técnica de DFE, e os instrutores Fábio Bissacotti Rodrigues e Beatriz Leite Mazzi.
As equipes interessadas em participar têm até o dia 20 de setembro para realizar suas inscrições no Sindilojas Brusque. A competição, que seguirá as normas da Federação Brasileira de Voleibol (FIVB), exigirá que as equipes sejam formadas por atletas a partir de 14 anos, com a obrigatoriedade de três atletas do sexo feminino em quadra durante os jogos. As substituições seguirão regras específicas, e o congresso técnico, marcado para o mesmo dia do evento, será fundamental para definir os detalhes finais. Haverá premiação das três melhores equipes, com troféu e medalhas.
Torneio de Canastra
Além do voleibol, o Sindilojas também promoverá, no mesmo dia e local, o Torneio de Canastra. Este evento, que será disputado em duplas nos naipes masculino e feminino para maiores de 14 anos, promete ser uma excelente oportunidade para os amantes do jogo de cartas mostrarem suas habilidades. Cada equipe poderá inscrever um jogador reserva, garantindo mais flexibilidade nas estratégias de jogo.
As inscrições para o Torneio de Canastra também estão abertas até o dia 20 de setembro e devem ser feitas através do e-mail sindilojas@sindilojasbrusque.com.br. As disputas acontecerão em paralelo com as competições de voleibol, proporcionando um dia cheio de esporte e integração social.
Esporte e Confraternização
De acordo com o presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, ambos os eventos reforçam o compromisso da entidade na promoção de atividades que fortalecem os laços comunitários e a integração. “Seja na quadra de voleibol ou nas mesas de canastra, o dia 28 de setembro promete ser uma data marcante para os participantes de todas as idades. Por isso, deixamos o convite para toda a comunidade: preparem suas equipes, seja para o voleibol ou para a canastra, e venham participar desta celebração do esporte e da amizade em Brusque. Não percam a chance de competir, aprender e, acima de tudo, se divertir. Teremos toda a infraestrutura do Sesc à disposição do evento, inclusive o restaurante aberto para almoço”, ressalta.
As competições terão início às 13h30 do dia 28 de setembro. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (47) 3351-2508 ou WhatsApp (47) 99639-4178.
Serviço
I Copa Sindilojas/SESC de Voleibol Misto e Torneio de Canastra
28 de setembro às 13h30
Sesc Brusque
Inscrições e informações
sindilojas@sindilojasbrusque.com.br
47 3351-2508 ou WhatsApp 47 99639-4178
Confira os regulamentos:
TORNEIO SINDILOJAS DE CANASTRA
A inscrição dos atletas será realizada através do e-mail : sindilojas@sindilojasbrusque.com.br ou pelo o WhatsApp (47) 99639-4178 até o dia 20/09/2024, as disputas aconteceram no dia 28/09/2024, no Sesc em Brusque localizado na Avenida Beira Rio 611, Centro.
O evento será realizado em duplas nos naipes masculino e feminino para maiores de 14 anos. Cada equipe (dupla) poderá inscrever 1 jogador reserva.
01- O atleta que estiver jogando pela equipe A, não poderá ser incluso na equipe B, e vice e versa;
02- Cada equipe poderá realizar apenas uma substituição por partida, sendo esta efetuada no final de qualquer jogada.
03- Serão distribuídas 11 cartas para cada jogador;
04- A distribuição das cartas ao iniciar o jogo será feita por quem tiver a carta de maior valor.
05- O baralho deve ser embaralhado pelo saidor anterior.
06- A primeira carta a ser distribuída será a do jogador saidor.
07- O jogo será decidido em uma única partida de 3000 (três mil) pontos.
Dados p/ contar os pontos
Limpa
Suja
Valor
Canastra
300
200
–
Canastra de Coringas
500
–
–
Batida Final
–
–
100
Cartas
–
–
10
08- Os jogos serão disputados com dois mortos.
09- Para pegar o morto pode-se bater com descarte e sem canastra.
10- Cada dupla poderá pegar apenas um morto.
11- Para o bate final é necessário ter, pelo menos, uma canastra Real ou suja.
12- A dupla perderá 100 pontos referentes ao morto nos seguintes casos:
12.1- não terem conseguido pegar o morto;
12.2- já terem pego, mas não tenham tido oportunidade de descartar;
13- A equipe não será penalizada se terminar as cartas de comprar, uma vez que terminará o jogo.
14- O jogador que ficar com uma só carta, ou seja, “Pica-pau”, não poderá comprar as cartas da mesa.
15- A canastra para que possa ser considerada limpa, deve estar com todas as cartas colocadas em suas legítimas posições.
16- O jogador quando realizar um descarte deverá comunicar em tom audível o lugar da mesma.
17- O jogador deverá manter as cartas sobre a mesa ou na mão.
18- Quando terminarem as cartas de comprar, o jogo será encerrado pela dupla adversária.
19- Somente poderá ser realizado trincas de AS e REI , inclusive para batida.
Penalidades:
20- Após a metade do jogo, ou seja, 1500 (mil e quinhentos) pontos, a dupla somente poderá baixar o jogo com 80 (oitenta) pontos em carta.
21- Em caso de haver irregularidade no item 20, a dupla deverá recolher o jogo, sofrendo as seguintes penalidades:
21.1- baixar o jogo com 100 (cem) pontos em carta.
21.2- perderá 50 (cinquenta) pontos ao seu adversário
22- Em caso de reincidência perderá mais 50 (cinquenta) pontos e deverá baixar o jogo com 120 (cento e vinte) pontos.
23- O jogador que mostrar uma ou mais cartas ao seu adversário ou companheiro, voluntária ou involuntariamente, perderá à dupla adversária 50 (cinquenta) pontos.
24- Nenhum dos jogadores poderá pedir uma carta, comentar ou incentivar uma jogada durante o jogo.
25- Os pontos provenientes de penalidades terão de ser debitados da equipe infratora.
26- O coringa somente poderá ser utilizado uma vez no jogo, fora de sua posição real.
27- No caso de uma equipe não baixar o jogo, e a outra equipe bater o jogo, a dupla perdedora será penalizada com 300 pontos.
28- Atitudes, Gestos ou Sinais que caracterizem vantagens, e se comprovadas pelo FISCAL, caracterizam na perda de 50 (cinquenta) pontos.
Critérios de Desempate:
a) entre duas equipes: confronto direto na fase ou etapa em que ocorreu o empate.
b) entre três ou mais equipes;
b.1) saldo de pontos nas partidas realizadas entre si na etapa ou fase em que ocorreu o empate;
b.2) sorteio.
I COPA SINDILOJAS/SESC DE VOLEIBOL MISTO
CAPÍTULO I DAS FINALIDADES
Art.1º-Este Regulamento Geral estabelece as normas que regerão a I Copa Sindilojas/SESC de Voleibol Misto
Art. 2º – A Comissão Organizadora deste evento é composta por Gustavo Josende Caetano – Gerente Sesc Brusque, Fernanda Fidelis da Silva – Técnica DFE, Fabio Bissacotti Rodrigues e Beatriz Leite Mazzi- Instrutores de DFE. É de competência da Comissão Organizadora, zelar pela execução deste regulamento, bem como o Código Disciplinar Desportivo.
CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS
Art.3º– I Copa Sindilojas/SESC de Voleibol Misto tem os seguintes princípios básicos:
Aprimorar tática e tecnicamente as equipes de Voleibol,visando competições durante o decorrer deste ano;
Através deste esporte,confraternizar socialmente,formando assim,novas amizades.
Fortalecer a imagem do Sesc/SC junto à sociedade catarinense;
CAPÍTULOIII
INSCRIÇÕES E COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES
Art. 4º – As equipes poderão ser formadas dentro da categoria livre. A competição será disputada por equipes ,com atletas a partir de 14 anos, com no mínimo 8 (oito) atletas e máximo de 12 (doze) atletas. Sendo obrigatório a presença em quadra de jogo de 3 atletas do sexo feminino.
Parágrafo Único: Serão permitidos seis (6) seis substituições por set, podendo o mesmo atleta ser substituído mais de uma vez. Mantendo-se a lógica do processo de substituições, conforme as regras oficiais da FIVB, ou seja, o atleta que entrou só poderá sair e voltar no lugar do mesmo, podendo ser utilizada as seis (6) substituições entre os mesmo atletas.
Art. 5º – Inclusões e alterações na ficha de inscrição poderão ser feitas até dia 3 (três) dias antes do dia do evento a ser realizado, após essa não será mais permitido. A substituição deve ser informada para a organização através do e-mail fernanda.8167@sesc-sc.com.br.
Parágrafo Único: As inscrições serão feitas no Sindilojas Brusque até o dia 20/09/2024 e a ficha de inscrição deverá ser enviada preenchida no arquivo fornecido pela organização
e enviado para o WhatsApp (47) 99639-4178 ou para o e-mail:sindilojas@sindilojasbrusque.com.br
Art. 6º – Conforme acordado no congresso só poderá haverá alterações de horários o fechamento das datas mediante bom senso das equipes.
CAPÍTULOIV
DA ORGANIZAÇÃO
Art. 7º – a I Copa Sindilojas/SESC de Voleibol Misto – Será custeada pelo Sindilojas.
Art. 8º – O congresso técnico será realizado no dia 28/09/2024 .
Parágrafo único: Conforme divulgação todas as equipes devem estar representadas nesta ocasião. O não comparecimento de um representante faz com que a equipe inicie a competição com 1(um) ponto negativo e deverão acatar o que foi definido no congresso técnico.
Art. 9º – As disputas da I Copa Sindilojas/SESC de Voleibol Misto aconteceram no dia 28/09/2024, no ginásio do Sesc em Brusque localizado na Avenida Beira Rio 611, Centro.
Art. 10º – I Copa Sindilojas/SESC de Voleibol Misto será disputada de acordo com as regras oficiais da Federação Brasileira de Voleibol (FIVB) e o que dispuser o Regulamento Técnico estabelecido neste documento e aprovado em Congresso Técnico.
Art.11º–A premiação da Copa Sesc de Voleibol Feminino será a seguinte:
PREMIAÇÃO:
1ºLugar:01 Troféu e 13 Medalhas 2ºLugar:01 Troféu e 13 Medalhas 3ºLugar:01 Troféu e 13 Medalhas
CAPÍTULO V OBRIGAÇÃO DAS EQUIPES
Art. 12º – Todas as equipes participantes deverão apresentar-se devidamente uniformizadas para os jogos, as camisetas devem ser numeradas sendo a cor e design igual para todos os jogadores(excetolíbero)e as
bermudas todos da mesma cor, usando um tênis apropriado para a prática da modalidade. O técnico/responsável da equipe deverá estar calçando tênis e calça/Bermuda caso não esteja apropriado do uso do mesmo, como penalidade ficar fora da quadra. É PROIBIDO O USO CALÇÃO, REGATA E CHINELO e de qualquer tipo de aparelho de comunicação (rádio, telefone, etc…), sendo proibidos todos os integrantes do banco de reserva fumar durante o desenrolar da partida.
Parágrafo Único– A equipe de arbitragem irá comunicar a desconformidade uma vez, caso tenha que notificar novamente o atleta será punido com cartão amarelo.
Importante: Todas as equipes que participarão dos jogos deverão apresentar-se aquecidas para o início da partida (prontas para o jogo). Deverão entregar a relação dos atletas com os seus respectivos números identificadores e documento oficial com foto do atleta e técnico/responsável possa competir e ou acompanhar o jogo (RG,CNH ou carteiraprofissional). Caso não apresente não poderá jogar e/ou permanecer em quadra.
Art. 13º – A atleta que chegar até antes de começar o segundo set da partida poderá participar. Assim que chegar deve se apresentar uniformizado na mesa de arbitragem com o documento oficial com foto e uniformizado.
Parágrafo Único– Somente poderão participar do evento atletas em condições adequadas de saúde. A comissão organizadora do evento não se responsabiliza por quaisquer atos de indisciplina ou acidentes, que porventura possam vir a ocorrer durante o evento, ficando sob responsabilidade de cada participante.
Art.14º – A (o) atleta não poderá jogar por mais de uma equipe/agremiação.
Art.15º – A equipe durante o jogo não poderá ficar com menos de 3 atletas do sexo feminino em quadra, caso isso ocorra a equipe infratora será penalizada com derrota pelo placar de 2 x 0.
CAPÍTULO VI SISTEMADISCIPLINAR
Art. 16º – Havendo infrações graves, antes, durante ou após os jogos, praticados por atletas, membros de comissão técnica, dirigentes, torcedores ou pessoas vinculadas ao clube, a Comissão Disciplinar poderá suspender os infratores preventivamente até a data do julgamento dos mesmos, baseado nos relatórios do arbitro e/ou o Delegado, conforme o art. 35º do CBJD.
$ 1º- Se as infrações forem promovidas pelas torcidas, a equipe sofrera as punições pertinentes.Dependendo das infrações as equipes poderão ser excluídas da competição.
Art. 17º – O atleta ou técnico que for expulso conforme relata o Art. 15º,durante a realização da competição, será eliminado e ficará sujeito a julgamento e suspensão para as próximas edições de eventos que o Sesc promover. E seu ato constará na súmula.
Parágrafo único– A equipe que se apresentar com menos de 06 jogadores devidamente inscritos e de acordo com o Art. 4º, perderá os pontos do jogo, cujo placar será de 2 x 0 (3 pontos) para a equipe adversária. Não haverá alteração nos placares dos jogos anteriores.
CAPÍTULOVII
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 18º – Um representante com documento oficial de cada equipe deverá sinalizar o recebimento da tabela de jogos e e o regulamento oficial da competição a partir do dia 24/092024
Art. 19º – As bolas deverão ser fornecidas no mínimo de 01 (uma) por equipe participante da competição, em perfeito estado ou em condições de jogo, a critério da arbitragem, cabendo ao Sesc fornecer 2 bolas Penalty Pró 8.0.
Art. 20º – As bolas para aquecimento são de responsabilidade de cada equipe. Cabendo ao Sesc fornecer apenas 2 bolas para a partida.
CAPÍTULO VIII REGULAMENTO TÉCNICO
Art.21º–A pontuação para classificação nas chaves e quartas de final segue o disposto:
Vitóriade2x0:03pontos
Vitóriade2x1:02 pontos
Derrotade2x1: 1ponto
Derrotade2x0: 0 pontos
Ausência(WO):Desclassificada
OBS: O primeiro critério para a classificação na segunda fase é a pontuação
Art.22º–Ocorrendo empate na fase classificatória, seguiremos os seguintes critérios:
Entre duas equipesConfronto direto;Sets average; (consiste na divisão os sets vencidos pelos sets perdidos)Pontos average entre as equipes empatadas;(consiste na divisão dos pontos marcados a favor pelos pontos sofridos).sorteio.
PARA O CRITÉRIO DE DESEMPATE SERÁ CONSIDERADO TODOS OS JOGOS DAS EQUIPES DENTRO DA CHAVE. CAPÍTULO IX
SISTEMA DE DISPUTA(AnexoI)
Art.23º– As partidas da fase de grupos dar-se-ão em sistema de 2sets de 25pontos,tiebreak de 15pontos.
Nas semifinais e finais o sistemade disputa e a pontuação das partidas será a mesma.
Art. 24º – A forma de disputa/chaveamento será decidida de acordo com o número de equipes no congresso técnico.
Art. 25º – Qualquer alteração no regulamento poderá ser feita no congresso técnico entre as equipes e comissão organizadora caso seja necessário.
CAPÍTULO X RECURSOS E PROTESTOS
Art. 26º – Se alguma equipe sentir-se prejudicada por algum acontecimento, a mesma tem o direito de recorrer através de documento por escrito, relatando toda a situação, em no máximo 1 hora após o acontecimento.
Os casos omissos no presente Regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora.
Fernanda Fidélis da Silva
Técnica de Desenvolvimento Físico e Esportivo–Sesc Brusque
Lançamento ocorreu simultaneamente em diversas cidades de Santa Catarina
Em comemoração ao Dia do Comerciante, Santa Catarina presenciou na manhã desta terça-feira, 16 de julho, o lançamento da campanha “Comércio Local é Legal”, promovida pela Fecomércio SC em parceria com sindicatos empresariais de todo o estado. O evento, realizado simultaneamente em 21 cidades catarinenses, reuniu empresários, sociedade civil organizada, imprensa e a comunidade local, destacando a importância do fortalecimento do comércio local para a economia catarinense. Em Brusque, o Sindicato do Comercio Varejista e Atacadista – Sindilojas promoveu o lançamento no Restaurante do Sesc, parceiro da campanha ao lado do Senac.
De acordo com o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, a campanha é um esforço conjunto para continuar apoiando e fortalecendo empresários, empreendedores e trabalhadores em Santa Catarina, promovendo o desenvolvimento sustentável e assegurando um futuro próspero para o estado. “Este projeto foi concebido com um propósito claro: valorizar o comércio local e fortalecer a economia do nosso estado. O setor de comércio e serviços é um dos principais motores de geração de emprego e renda em Santa Catarina, abrigando uma vasta rede de micro, pequenas e médias empresas”, comentou o presidente Hélio Dagnoni.
Para o presidente do Sindilojas Brusque e vice-presidente do Varejo catarinense pela Fecomércio, Marcelo Gevaerd, a campanha vem para fortalecer o comércio local. “Em um mundo onde as compras podem ser feitas de qualquer lugar, a escolha de comprar no comércio local representa um apoio significativo a toda a cadeia produtiva. Ao valorizar os lojistas e fabricantes locais, promovemos a geração de emprego e renda, contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável das nossas cidades”.
Em 2021, o comércio e os serviços juntos responderam por 65,8% do PIB do estado. Até maio de 2024, Santa Catarina contava com 984 mil empresas ativas, das quais 77% pertenciam ao comércio e aos serviços, responsáveis por 52,2% da arrecadação total de ICMS em 2023. O impacto no mercado de trabalho também foi destacado, com 64,7% dos empregos formais em 2022 concentrados no comércio e nos serviços, e um saldo positivo de 588 mil novas vagas abertas em 2023. No cenário internacional, as relações comerciais catarinenses movimentaram US$ 11,6 bilhões em 2023, posicionando o estado como o nono maior exportador do país.
Em 2023, a Fecomércio SC contabilizou resultados positivos pelo comércio e pelos serviços, com crescimento de 2,8% no volume de vendas do comércio varejista e um aumento de 8% no volume de serviços prestados. “Esses dados ressaltam a robustez e o dinamismo da economia catarinense. O comércio e os serviços desempenham papéis fundamentais no crescimento econômico e na geração de empregos”, afirmou Dagnoni.
O setor de serviços, que abrange áreas como tecnologia da informação, saúde e educação, também contribui substancialmente para o PIB estadual, proporcionando a infraestrutura e o suporte essenciais para outras indústrias. “Essa campanha abrange também o setor de serviços e turismo, também podemos e devemos valorizar esses prestadores de serviços locais. É uma campanha que abrange todos os nossos representados”, afirmou o presidente da Fecomércio.
Durante o evento, a campanha foi apresentada aos participantes, incentivando os consumidores a valorizarem e comprarem no comércio local. Uma das principais atrações foi a exibição de um vídeo com mensagens do governador Jorginho Mello, do secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert e do secretário de Estado da Indústria e Comércio, Silvio Dreveck, todos reforçando o compromisso do governo estadual com a iniciativa.
No dia 4 de julho, o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas) e a Fraternidade Feminina União e Zelo Cruzeiro do Sul lançaram a Campanha Troco Solidário em prol da Associação Brusquense de Atletismo (ABA). A campanha, que terá início em agosto, será disponibilizada nos estabelecimentos comerciais associados ao Sindilojas.
O presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, falou sobre a retomada da campanha. “Nós já realizamos a campanha do Troco Solidário em outras oportunidades, sempre beneficiando entidades que realizam um trabalho importante no nosso município. Porém, desde a pandemia não havíamos retomado este projeto. E quando surgiu o contato da Fraternidade Feminina União e Zelo, prontamente percebemos que era chegada a hora de retornarmos com a campanha, o nosso lado social pedia isso. Então é com muita alegria que recomeçamos o Troco Solidário em Brusque, agora em prol da Associação Brusquense de Atletismo, que é uma entidade recém-formada, que fomenta o esporte, o atletismo entre as crianças e jovens e acreditamos que essa iniciativa vai auxiliar muito os planos futuros dessa entidade. Por isso pedimos para a comunidade, ao prestigiar o nosso comércio local, que contribua com o Troco Solidário em prol da ABA, toda ajuda é bem-vinda”, ressaltou.
Na oportunidade, o presidente da ABA, Carlos Eduardo Vieira, expressou sua gratidão pela iniciativa e destacou a importância do apoio recebido. “Esse momento é muito valioso, muito grandioso para a ABA, contarmos com o apoio do Sindilojas e da Fraternidade Feminina. A ABA é uma associação nova, com um ano de atuação, mas já prestamos um trabalho essencial, oferecendo treinos para crianças a partir dos oito anos, duas vezes por semana, sem custo para as famílias. Nossa estrutura conta com treinadores qualificados e estamos comprometidos em proporcionar um ambiente saudável e disciplinado para essas crianças. O esporte não só promove saúde, mas também ajuda na formação de cidadãos exemplares”, comentou.
A presidente da Fraternidade Feminina União e Zelo Cruzeiro do Sul, Carolina Pinotti Schweigert, também comentou sobre a parceria. “Nós, enquanto fraternidade feminina, somos um grupo de mulheres e mães que se solidarizam com causas envolvendo mulheres em situação vulnerável e crianças, que são o nosso futuro. Simpatizamos muito com a ABA porque o que eles fazem está alinhado com nossos valores. Acreditamos que o esporte é uma base forte para disciplina e foco. Conhecemos a ABA, trabalhamos juntos no primeiro festival deles e fizemos uma doação inicial de materiais. Sabemos que eles sempre precisam de mais, especialmente agora que estão completando um ano. A oportunidade que o Sindilojas nos deu de colocar as caixinhas do Troco Solidário nos estabelecimentos comerciais só vem a agregar aos nossos esforços para apoiar essa instituição e, consequentemente, nossa sociedade”, comentou.
A Campanha Troco Solidário promete ser um importante suporte para a ABA, que, em seu primeiro ano de atividades, já demonstra um grande potencial de impacto positivo na vida das crianças e jovens de Brusque. Além da contribuição com qualquer valor na Caixinha que será disponibilizada nos estabelecimentos comerciais da cidade, haverá um QRCode com chave PIX, para doações.
Na última semana, o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas) participou ativamente do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), realizado no Expocentro, em Balneário Camboriú. O evento, que reuniu presidentes, executivos, assessores jurídicos e de comunicação de sindicatos empresariais de todo o Brasil, foi marcado por uma programação intensa e produtiva ao longo de três dias.
O ponto alto do congresso foi a divulgação do “Manifesto a Favor do Brasil”, um documento que recebeu o apoio unânime de todos os sindicatos presentes, incluindo o Sindilojas. O manifesto destaca a importância da isonomia tributária para compras de até US$ 50,00 realizadas tanto no Brasil quanto no exterior. Segundo o documento, é inaceitável que plataformas digitais estrangeiras sejam isentas de impostos, prejudicando de forma desleal o comércio e os comerciários brasileiros.
“Não podemos permitir que o Brasil sufoque suas empresas e empregos do comércio,” declara o manifesto. “Ou tributa todo mundo até US$ 50,00 (R$ 250,00) ou não tributa ninguém. A atual isenção fiscal, aplicada apenas a produtos importados, é uma injustiça com os comerciantes brasileiros, cujas mercadorias vendidas no país frequentemente custam menos de R$ 180,00.”
O presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, reforçou a importância do evento e do manifesto: “Precisamos de justiça tributária para garantir a sobrevivência das nossas empresas e dos empregos que elas geram. O manifesto é um passo essencial nessa direção”.
O congresso anual do CNSE tem como objetivo promover inovações e soluções para o setor, fortalecendo a união entre os sindicatos empresariais e buscando sempre a defesa dos interesses do comércio nacional.
A íntegra do manifesto pode ser conferida a seguir:
Manifesto a Favor do Brasil
Nós, do comércio, serviços e turismo, representando mais de 1.000 sindicatos empresariais, somos a favor da isonomia tributária para as compras de até US$ 50,00 realizadas no Brasil e no exterior. É inadmissível que as plataformas digitais estrangeiras sejam isentas de impostos, sufocando deslealmente o comércio e os comerciários brasileiros.
O Brasil não pode matar suas empresas e empregos do comércio. Ou tributa todo mundo até US$ 50,00 (R$ 250,00) ou não tributa ninguém. É incrível, mas esta isenção de impostos aplica-se somente aos produtos vindos de fora. Isso é covardia com o comerciante brasileiro, considerando que, na média, as mercadorias vendidas no país são abaixo de R$ 180,00.
Por que o Brasil está beneficiando o comércio internacional em detrimento do comerciante brasileiro? Nem a cesta básica é isenta de impostos. Estamos exportando nossos empregos.
Na tarde de segunda-feira, dia 6 de maio, uma importante visita foi articulada pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Sindilojas) à Faculdade Senac de Brusque. O prefeito André Vechi, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valdir Walendowsky, e os vereadores Cassiano Tavares ‘Cacá’ e Jean Dalmolin foram recebidos para conhecer de perto toda a estrutura educacional da instituição. O encontro teve como objetivo principal apresentar aos representantes do poder público municipal as possibilidades de parceria e cooperação entre a Faculdade Senac e a administração local. Recebidos pela gerente do Senac Brusque, Lucimar Vieira Nass, pelo diretor regional do Senac Santa Catarina, Fabiano Battisti Archer, e pelo presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, os visitantes puderam explorar as instalações da faculdade, conhecer os diversos cursos oferecidos e discutir oportunidades de colaboração para capacitação e formação profissional em diversas áreas. Durante a visita, foram destacadas as potenciais parcerias entre a instituição de ensino e o poder público, visando o desenvolvimento econômico e a qualificação da mão de obra local. Questões como a oferta de cursos alinhados às demandas do mercado de trabalho e programas de capacitação para os setores estratégicos da economia brusquense foram abordadas pelos presentes. Prefeito, secretário e vereadores também conheceram toda estrutura do Senac, salas e laboratórios, que diuturnamente recebem turmas nas mais diversas áreas de ensino e capacitação.