
Teve início nesta semana, no dia 8 de setembro, a Imersão em Inteligência Artificial para Empresários, promovida pelo Senac Brusque em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba – Sindilojas. O projeto reúne diretores e associados em três encontros, com o objetivo de apresentar conceitos, ferramentas e tendências da inteligência artificial aplicadas ao mundo dos negócios.
Na abertura, a diretora do Senac Brusque, Mara Vieira Nass, deu as boas-vindas ao grupo e destacou a proposta da capacitação. “Nosso objetivo é que estes três momentos da imersão sejam de muito aprendizado. Ninguém vai sair daqui criando carro autônomo, mas todos podem aproveitar para aprender como usar a IA de forma prática nos negócios. O importante é conhecer, entender e aplicar dentro das empresas, sem medo”, afirmou.
Presente na imersão, o diretor regional do Senac-SC, Fabiano Battisti Archer, lembrou sua ligação com Brusque, onde já atuou como diretor da unidade, e ressaltou que a iniciativa surgiu de uma demanda apresentada pelo presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd. “Essa é uma turma especial, uma turma que busca conhecimento sobre algo que é novidade para todos nós. Alguns já estão num nível mais avançado, outros iniciando e alguns ainda sem contato com a inteligência artificial. O importante é que todos aproveitem, façam perguntas e se sintam à vontade. Aqui é um momento de aprendizado. Eu mesmo me considero aquele pessoal do caixa eletrônico, lá de trás, quando a tecnologia começou no banco e muita gente tinha dificuldade. Hoje, na inteligência artificial, eu também começo do zero. Mas assim como aquela tecnologia, que se tornou indispensável, acredito que a IA também fará parte das nossas vidas, seja pessoal ou profissionalmente”, refletiu.
Ao agradecer ao Sindilojas pela parceria, Fabiano reforçou o papel das entidades. “É importante que o Sindilojas, que representa o comércio da região, traga essas demandas dos empresários. Esse é o nosso objetivo: atender e trazer um retorno para o empresariado”.
Na sequência, o presidente do Sindilojas Brusque, Marcelo Gevaerd, destacou que o projeto é um plano piloto em Santa Catarina. “Já estão de olho aqui para levar essa experiência a outras regiões, mas ela começa em Brusque”, afirmou. Marcelo também falou sobre o desafio das empresas que hoje convivem com várias gerações no mesmo espaço de trabalho, desde os fundadores até filhos e netos que assumem novas responsabilidades. “A IA está aí, é uma realidade. Todos nós temos que aprender de alguma forma. Hoje convivem até quatro gerações dentro de uma mesma empresa. Imagine um fundador de 80 ou 90 anos, ainda à frente do negócio, ao lado dos filhos e netos que já assumem responsabilidades, e que em breve terão também seus filhos envolvidos. Isso mostra a importância de transferirmos conhecimento e mantermos o norte. O mais importante é que possamos aprender juntos, sem dividir as pessoas, mas somando esforços em prol das nossas empresas”, frisou.
Imersão na prática
Os três encontros são realizados em um dos laboratórios de tecnologia do Senac Brusque e ministrados pelo coordenador do eixo de tecnologia da informação da instituição, Júnior Cunha e pela professora Melrulim Camilo Lourenzetti.
Segundo Junior Cunha, a imersão foi pensada para trazer resultados práticos. “A proposta do Senac é abordar, de forma prática, o tema inteligência artificial, em um contexto em que essa tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas. Acompanhar as tendências é fundamental para garantir as melhores práticas, alinhadas às estratégias de inovação, a fim de gerar resultados nos negócios”, revelou.
Já a professora Melrulim, apresentou um case de sucesso de uma multinacional que expandiu seus negócios com o uso da inteligência artificial e destacou o receio que muitos empresários ainda têm em relação ao tema. “Não é preconceito, é medo. Medo de não entender, medo de passar para a equipe, medo principalmente pela questão da Lei Geral de Proteção de Dados. Então vamos falar sobre isso também: que dados podem ser usados, quais não devem ser expostos e como aproveitar a inteligência artificial sem comprometer informações estratégicas”, explicou.
O primeiro encontro da imersão foi dedicado a entender os conceitos de IA Generativa e da Engenharia de Prompts, que permitem criar interações mais produtivas com as ferramentas. Nas próximas semanas, os participantes vão conhecer recursos para gerar conteúdos de forma rápida e estratégica, além de discutir as tendências de automação e agentes inteligentes, cada vez mais presentes no ambiente corporativo.



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