Brusque acaba de consolidar, em nível nacional, um reconhecimento que há anos vem sendo construído com trabalho coletivo: o município foi apontado como a cidade mais segura do Brasil em 2025, de acordo com o Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil, da MySide, que analisou índices de homicídio em municípios com mais de 100 mil habitantes.

Na tarde de terça-feira, 2 de dezembro, a Câmara Municipal de Brusque, por meio de encontro legislativo proposto pelo vereador Paulo Rodrigo Sestrem e avalizado pela Mesa Diretora, prestou uma homenagem oficial à CDL Brusque e ao Sindilojas Brusque, reconhecendo o papel pioneiro das entidades e do empresariado local, na implantação do sistema de monitoramento por câmeras na cidade – uma iniciativa que se tornou referência em segurança pública e exemplo de parceria entre poder público e iniciativa privada.

Pioneirismo que começou ainda em 2007/2008

O projeto de monitoramento nasceu entre 2007 e 2008, a partir da visão empreendedora de Aliomar Luciano dos Santos, então diretor da CDL Brusque e ex-presidente da entidade e da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr).

Preocupado com a segurança do comércio e da comunidade, Aliomar levou à CDL a proposta de instalação de câmeras em pontos estratégicos da cidade. A ideia foi apresentada ao então presidente da CDL Brusque, Ariberto Staack, cuja gestão acolheu e desenvolveu o projeto junto aos lojistas.

Na sequência, com a eleição de Fabrício Zen para a presidência da CDL Brusque, as primeiras câmeras de monitoramento foram instaladas no município, com investimento direto do empresariado, articulado pela CDL e com apoio do Sindilojas.

Anos depois, em 2018, o sistema recebeu um importante upgrade tecnológico, com a implantação de câmeras com tecnologia OCR (Leitura Óptica de Caracteres), capazes de identificar em tempo real as placas dos veículos que circulam pela cidade.

Hoje, o sistema é composto por cerca de 80 câmeras, instaladas não apenas em Brusque, mas também em pontos estratégicos de Guabiruba e Botuverá, formando uma rede integrada que fortalece o trabalho das forças de segurança.

“Associativismo é o que nos une, é o que fez esse projeto se tornar realidade e faz com que ele siga até hoje. Tivemos um trabalho grande e bastante difícil para homologar isso junto ao Governo do Estado, a fim de que pudéssemos integrar isso às forças de segurança. Foi algo que nos desgastou bastante, mas persistimos, pois sabíamos de sua importância e está aí o resultado. Até hoje a classe empresarial vem bancando a mensalidade do sistema que opera as câmeras, com uma excelente assessoria da empresa Protenet, que está conosco desde o início dessa jornada. Hoje podemos dizer que a CDL Brusque é uma impulsionadora da segurança pública na nossa cidade. E o trabalho continua, já temos projetos de implantação de câmeras com reconhecimento facial”, ressaltou o diretor da CDL Brusque, Fabricio Zen.

O presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, também enfatizou a importância dessa parceria longa firmada entre o empresariado local e as forças de segurança pública. “Tenho certeza de que este título de cidade mais segura do país, tem a contribuição direta desse projeto consolidado das câmeras de segurança. Nunca fizemos ‘propaganda’ disso, porque o objetivo sempre foi trazer mais segurança para Brusque. Tivemos vários empresários e a própria comunidade, que já foram lesados e tiveram os crimes solucionados por meio das imagens do sistema de câmeras. É por isso que se criou essa grande rede de empresários que mantém esse sistema operante. É um bem maior não só aos empreendimentos e empreendedores, como também a toda população”, frisou.

Parceria e reconhecimento

Desde sua implantação, o monitoramento por câmeras tem sido fundamental para o trabalho da Polícia Militar e da Polícia Civil da região. Imagens captadas pelo sistema, auxiliam na prevenção de delitos, na identificação de suspeitos e na elucidação de diversos crimes.

Durante o encontro na Câmara Municipal, o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Pedro Machado, e o delegado regional de Polícia Civil, Fernando de Faveri, destacaram a importância da tecnologia e do engajamento do setor produtivo, para os bons resultados alcançados em Brusque.

“É um programa que vem sendo utilizado há muito tempo e entendemos como muito importante essa parceria com o empresariado. Ele vem a somar e a complementar o trabalho dos policiais, tanto militares, quanto civis, na segurança da população. Esperamos que os empresários continuem apoiando o serviço da polícia, porque ele retorna, efetivamente, para toda comunidade”, destacou.

Na manifestação oficial lida em plenário, a Câmara de Vereadores ressaltou o pioneirismo do sistema de monitoramento por OCR, classificando-o como “crucial para elevar a capacidade de resposta e prevenção das forças de segurança locais” e como um exemplo concreto e vitorioso de parceria entre iniciativa privada e poder público. 

Além de diretores da CDL Brusque e do Sindilojas, o encontro contou com a presença do presidente da CDL Brusque, Valter Kohler, de empresários, representantes de outras entidades do associativismo local e da imprensa.

Geral

About the Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

plugins premium WordPress