Neste sábado, 28 de setembro, Brusque foi palco da 1ª Copa Sindilojas/SESC de Voleibol Misto, um evento promovido em parceria pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas) e o SESC, com o apoio da Fecomércio-SC. A competição, que contou com a participação de seis equipes, teve como objetivo incentivar a prática esportiva e promover a integração entre os atletas locais.

O gerente do SESC Brusque, Gustavo Josende Caetano, destacou a importância da iniciativa na cidade. “É um evento que começamos a trabalhar há um ano, em parceria com o Sindilojas. Vemos isso como algo muito importante para a comunidade, especialmente para aqueles que gostam de praticar esportes”, afirmou ele. “O voleibol foi escolhido como a modalidade para esta primeira edição, e estamos muito felizes com o resultado. A presença de seis equipes reforça a importância do evento para ambas as instituições”.

Brusque tem uma longa tradição no esporte, mas, segundo Caetano, eventos de voleibol voltados ao público adulto são raros. “Temos uma tradição em torneios de futebol, e embora o vôlei também tenha um público forte na cidade, não vemos tantas competições voltadas para essa modalidade. O evento proporcionou a muitas equipes a oportunidade de participar de um torneio de vôlei pela primeira vez”, acrescentou.

O presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, celebrou a realização da competição, ressaltando seu impacto no incentivo ao esporte no município. “Essa primeira edição da Copa Sindilojas/SESC de Voleibol Misto é fruto de uma parceria importante com a Fecomércio-SC, que tem o objetivo de fomentar o esporte na cidade. Temos aqui seis equipes de várias idades, com homens e mulheres participando juntos, o que traz ainda mais diversidade e integração para o evento”, afirmou.

Gevaerd também mencionou a grande aceitação da comunidade e já vislumbra futuras edições. “Fizemos esta primeira copa para ver como seria, e a resposta tem sido tão positiva que já estamos sendo pressionados para organizar a próxima “, comentou o presidente.

Equipes vencedoras

A 1ª Copa Sindilojas/SESC de Voleibol Misto consagrou a equipe da Associação Esportiva Vôlei Total (AEVT) como a grande campeã. O presidente da AEVT, Marco Back, celebrou a conquista do primeiro lugar e destacou a importância do evento para a comunidade esportiva de Brusque. “Foi uma grande satisfação para nossa equipe participar e sair vitoriosa dessa primeira edição. Temos cerca de 70 atletas de diferentes idades e gêneros, e o torneio proporcionou uma oportunidade única de integração. Além disso, foi a primeira vez que conseguimos inscrever um time completo em uma competição como essa”.

Back também elogiou a iniciativa do Sindilojas e do SESC, parabenizando as entidades pela organização do evento. “Realizar um campeonato de voleibol com essa proposta, de ser gratuito e acessível para os atletas, é um incentivo enorme para a prática esportiva na região. O formato misto foi um diferencial, atraindo não só adultos, mas também jovens e atletas mais experientes. Esse tipo de iniciativa é essencial para fortalecer o esporte amador em Brusque e oferecer um ambiente saudável e inclusivo para todos”.

Ele ainda destacou o impacto social do torneio. “A Copa não foi apenas uma competição, mas um momento de lazer, confraternização e estímulo ao estilo de vida saudável. O formato do evento foi impecável, e o sábado se mostrou um dia perfeito para reunir famílias e amigos em um ambiente seguro e sem custo para os atletas. Isso com certeza motiva ainda mais pessoas a se engajarem no esporte”, finalizou Marco.

A equipe Calçados Gevaerd ficou com a segunda colocação, enquanto o terceiro lugar foi conquistado pelo time Mais Vôlei.