Honraria foi concedida diante da excelência na área de educação da instituição, voltada à formação de Técnicos em Enfermagem

A Faculdade Senac Brusque recebeu na noite de terça-feira, 20 de fevereiro, o Selo do Programa Nacional da Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (PNQ/Cofen) para o Curso Técnico em Enfermagem. A honraria foi concedida em solenidade que reuniu autoridades municipais e regionais, lideranças empresariais, militares e da área da saúde, no Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque. O presidente do Sindilojas de Brusque, Botuverá e Guabiruba e vice-presidente do Varejo Catarinense pela Fecomércio, Marcelo Gevaerd, prestigiou o evento representando o presidente da federação, Hélio Dagnoni.

O Selo da Qualidade Cofen busca incentivar iniciativas em prol da segurança do paciente, alinhado às políticas de apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para o estímulo das iniciativas de Programas da Qualidade que contribuam com a assistência segura e eficaz, minimizando, com isso, os riscos inerentes ao exercício profissional, além de estimular o desenvolvimento de iniciativas voltadas para a excelência da qualidade na Assistência de Enfermagem no Brasil.

De acordo com a diretora do Senac Brusque, Lucimar Vieira Nass, para receber o Selo, a instituição passou por avaliações realizadas por uma equipe do Cofen, que realizou visitas ao Senac Brusque. Após análise criteriosa dos avaliadores, a instituição alcançou 98,6% de aprovação. “O Senac está muito orgulhoso com a conquista deste Selo Cofen. Brusque tem um histórico muito importante na área de formação de profissionais de enfermagem. Atuamos há 24 anos com o Curso Técnico em Enfermagem, período em que formamos mais de 500 alunos que sempre conseguem se inserir rapidamente no mercado. Hospitais, clínicas, unidades de saúde acabam absorvendo os profissionais que passam pela nossa formação. E o Selo Cofen é um reconhecimento muito significativo, pois demonstra o trabalho dos nossos professores, que são altamente qualificados e capacitados, que trazem a experiência para dentro da sala de aula”.

Para conquistar a certificação, o Senac Brusque foi avaliado em cinco dimensões, contendo 19 itens e 219 subitens nas áreas de: estrutura organizacional; ações gerenciais e operacionais; ações educacionais; infraestrutura; e gestão de pessoas; requisitos necessários para entender todo o processo de operacionalização de um curso Técnico em Enfermagem.

Segundo o presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, esta conquista do Senac evidencia a contribuição essencial da instituição na formação de profissionais da saúde para toda a região, e seu compromisso com o elevado nível de ensino.