Em 05-12-2017.
Reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 4 de dezembro, definiu estratégias para viabilizar circuito que integra os municípios de Brusque, Botuverá, Gaspar, Guabiruba e Nova Trento
A criação de uma rota de Cicloturismo na região foi tema de encontro realizado na manhã desta segunda-feira, 4 de dezembro, no Biergarten Bioleben, em Guabiruba. O assunto já havia sido debatido em reunião no mês de outubro com representantes dos municípios de Brusque, Botuverá, Gaspar, Guabiruba e Nova Trento, ocasião em que ficou acordado o interesse das cinco cidades em participar do projeto e o início de uma análise técnica e identificação dos recursos naturais e religiosos que poderiam integrar o roteiro.
O ciclista Ivo Leonardo Schmitz, membro do Clube de Cicloturismo do Brasil e da ASSEPAVI – Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí, apresentou aos participantes uma ideia de roteiro. “A reunião foi produtiva pois reunimos representantes das cidades envolvidas nesse projeto para conversar sobre a definição do percurso, por áreas não urbanas, buscando atrativos naturais, culturais e comerciais. E a próxima etapa é fazer a apresentação dessa rota para o poder público e iniciativa privada, para que avaliem os benefícios de fazer parte desse projeto e investirem nesse trabalho para que tenhamos uma evolução daqui em diante”, descreve Leonardo.
De acordo com o presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, a ideia é reunir autoridades, entidades e empresários para buscar apoio ao projeto. “Já temos uma prévia do roteiro e o Cicloturismo certamente será um grande diferencial para nossa região, que vai explorar os atrativos de cada cidade. Além do ciclismo também podemos criar rotas religiosas e de caminhada, sendo que a parceria de entidades, empresas e poder público é fundamental para fortalecer essa iniciativa”, destaca Marcelo.
O secretário executivo do Vale dos Teares Convention & Visitors Bureau, Sidnei Dematé, observa que a entidade estará engajada para viabilizar o Cicloturismo na região. “O Convention vai ser um dos gestores desse projeto e irá angariar fundos para a gestão e manutenção do circuito. Seremos parte de um todo porque sozinho não é possível fazer nada. Acreditamos que outros parceiros irão abraçar essa ideia para que possamos tirar o projeto do papel e fortalecer o turismo da região, elevando o nome das cinco cidades envolvidas”, considera Sidnei.
Durante o encontro que contou com a participação de representantes dos municípios de Guabiruba, Brusque, Nova Trento, Botuverá e Gaspar, ficou definido que empresários, entidades e poder público, serão convidados para uma reunião no mês de fevereiro de 2018, que terá o SESC como local, para apresentação do Circuito de Cicloturismo na região.
Leave a Reply