Em 22-08-2017.
Durante o encontro foi formado o Comitê de Turismo Sindilojas-Fecomércio com representantes dos municípios de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Gaspar e Nova Trento
O Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas) realizou na noite de ontem, 15 de agosto, encontro com lideranças e representantes dos poderes públicos dos municípios da região, para discutirem alternativas de promoção do turismo.
A reunião foi realizada no auditório do Sindilojas e dá sequência aos trabalhos iniciados na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) de Santa Catarina, em Florianópolis, no dia 26 de julho. Participaram do encontro de ontem lideranças e empresários de Brusque, Guabiruba, Gaspar e Nota Trento. Na oportunidade, foi formado o Comitê de Turismo Sindilojas-Fecomércio com representantes dos quatro municípios, sendo que o convite será estendido à cidade de Botuverá.
Na oportunidade todos os participantes enalteceram a importância da união de forças em prol do desenvolvimento turístico da região. Além disso, ressaltaram a necessidade de treinamento e capacitação constante dos profissionais que atuam nos comércios, em todas as áreas, para que estejam não só preparados para receber os turistas, bem como passar informações sobre sua cidade e os municípios vizinhos.
O presidente do Brusque Jeep Clube e do Turismo Religioso de Santa Catarina, Vilmar Walendowsky, enalteceu a necessidade de decidirem um nome para divulgação da região. O diretor de Turismo de Gaspar, Norberto Mette, frisou que o primeiro passo seria listar os produtos turísticos já existentes, para iniciar essa divulgação. “Nós sabemos que o potencial turístico das cidades é muito grande, porém, quais os produtos turísticos que temos, que efetivamente possuem infraestrutura para recebermos turistas”, indagou.
Comunidade preparada
O diretor de Turismo de Gaspar e o secretário de Turismo de Nova Trento, Salvio Osmar Tonini, também ressaltaram a necessidade da própria população estar preparada para o turismo, entender que é necessário o desenvolvimento da região e receber os visitantes de portas abertas.
Para o reitor do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, Günther Lother Pertschy, é preciso tratar o turismo de forma profissional. Na oportunidade o reitor citou o exemplo do município de Treze Tílias, localizado no oeste catarinense, e que tem como o turismo um grande negócio. Além disso, na análise de Pertschy, embora o turismo tenha que ser alavancado pela iniciativa privada, é papel do poder público facilitar esse processo, proporcionar infraestrutura, entre outras melhorias e incentivos, já que a cidade inteira ganhará com isso.
A empresária de Guabiruba, Fernanda Kormann, que recentemente empreendeu no comércio de souvenirs do município, comentou sobre o trabalho de convencimento que é necessário fazer para que os próprios artesãos da cidade produzam materiais típicos. “Não podemos esquecer das nossas raízes, das nossas culturas. As pessoas estão vindo nos visitar e todas prezam por isso, por conhecer nossas cidades e nós não estamos sabendo informar a elas o que temos de melhor na nossa região. Por isso é necessário essa união de forças”, enfatizou.
Para o presidente do Sindilojas Brusque, Marcelo Gevaerd, o encontro foi muito positivo e marca uma continuidade nos trabalhos iniciados em Florianópolis, o que foi um pedido do próprio presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt. “Saímos daqui com este comitê formado, uma equipe para começar a debater e fomentar o turismo na região. É um trabalho necessário, devemos fazer pesquisas sobre o perfil do nosso turista, elencar nossos produtos turísticos, o que cada município tem e escolher um nome para a nossa região, que condiz com nossa realidade, nossas raízes, para divulgarmos e desenvolvermos nosso turismo. Toda região ganhará com isso. Temos que pensar de forma macro, unidos, porque realmente poderemos fazer algo diferente para o turista vir aqui e se sentir acolhido”, ressaltou.
Com a criação do comitê, uma próxima reunião será agendada pelo Sindilojas para o encaminhamento das ações.
Ideia Comunicação Corporativa
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