Na tarde de quarta-feira, 15 de janeiro, os presidentes do Sindilojas – Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba, Marcelo Gevaerd; da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Marlon Sassi; e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque), Valter Kohler, participaram de um encontro com o novo secretário de Desenvolvimento Social de Brusque, Volnei Montibeller. 

O encontro, realizado na sede do Sindilojas, também contou com a presença do vereador Jean Pirola e do gestor da Comunidade Bethânia, Anderson Bento Garcia. Durante a reunião, foi debatida a situação das pessoas em situação de rua, destacando a necessidade de ações articuladas entre o poder público, o setor empresarial e a sociedade civil para enfrentar os desafios sociais na região. 

Volnei Montibeller, advogado e indicado para o cargo pelo Partido Progressista (PP), detalhou suas atribuições e os objetivos da Secretaria de Desenvolvimento Social. “A secretaria está dividida em dois setores principais: Assistência Social e Desenvolvimento Social, cada um com uma diretoria específica. Ambas estão sob minha supervisão direta. Meu compromisso é assegurar a execução do planejamento definido no ano passado e acompanhar os projetos em andamento. Ainda estou me aprofundando nas demandas e estratégias necessárias para atingir nossos objetivos”, explicou. 

Na oportunidade, os líderes empresariais apresentaram suas preocupações e enfatizaram a necessidade de colaboração para abordar questões sociais com eficácia. Marcelo Gevaerd, presidente do Sindilojas, destacou a importância do diálogo e da ação conjunta. “Esse primeiro contato com o secretário Volnei foi muito produtivo e abriu um importante canal de diálogo entre o setor empresarial e a administração pública. Acreditamos que, com um trabalho conjunto, poderemos avançar nas soluções para questões sociais que impactam diretamente a nossa comunidade”, afirmou. 

Gevaerd também alertou para a necessidade de ações concretas que promovam inclusão, tratamento e melhores condições de vida para as pessoas em situação de rua. “É fundamental identificar as necessidades específicas dessas pessoas, muitas vezes relacionadas à saúde e à dependência química, e oferecer o suporte necessário para que possam retomar suas vidas com dignidade”, acrescentou. 

O presidente da ACIBr, Marlon Sassi, reforçou a importância de um planejamento sólido e integrado. “Estamos falando de vidas, de pessoas que, infelizmente, vivem de forma precária. É essencial que as ações sejam bem planejadas e que haja a união de forças entre o poder público, o setor empresarial e a comunidade. Somente com um esforço conjunto será possível proporcionar condições dignas e promover a inclusão social”, destacou. 

Valter Kohler, presidente da CDL Brusque, também avaliou positivamente o encontro e destacou a importância de iniciativas colaborativas. “Ficamos muito felizes em receber o novo secretário de Desenvolvimento Social, Volnei Montibeller. Discutimos temas importantes, como a situação das pessoas em vulnerabilidade, em situação de rua, e as possibilidades de soluções em parceria com a prefeitura, entidades privadas e o setor empresarial. Acreditamos que essas iniciativas podem trazer benefícios significativos, como a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, sua reintegração ao mercado de trabalho e à sociedade. Isso certamente despertará um sentimento muito positivo em todos os envolvidos, ao contribuírem para a construção de um mundo melhor e para tornar nossa cidade um lugar cada vez mais acolhedor e próspero”, afirmou. 

Anderson Bento Garcia, gestor da Comunidade Terapêutica Bethânia, também compartilhou sua experiência no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, destacando os trabalhos realizados pela instituição no apoio a dependentes químicos e na reintegração social. 

O vereador Jean Pirola destacou que este é o momento estratégico para apresentar propostas ao secretário e buscar soluções concretas. “É uma oportunidade de criar um plano de ação eficaz. O Volnei está assumindo uma pasta importante e, com a união de todos, podemos encontrar alternativas que realmente façam a diferença para essas pessoas e para toda a sociedade”, afirmou. 

Pirola também mencionou quatro pontos críticos da cidade onde a presença de moradores em situação de rua é mais evidente, sugerindo que esses locais recebam atenção prioritária nas próximas ações.

Ao final do encontro, as entidades empresariais ressaltaram a importância de avançar nas discussões em uma nova reunião, que contará com a presença do secretário Volnei Montibeller, do prefeito de Brusque e da Secretaria de Saúde. O objetivo será alinhar ações concretas, como abordagens sociais para os moradores em situação de rua e a oferta de tratamentos, promovendo uma estratégia integrada para superar esse desafio social. 

“O poder público, especialmente a Secretaria de Desenvolvimento Social, está à disposição dessas entidades e de toda a sociedade para trabalharmos juntos em busca de soluções que promovam o bem-estar do município. Em nome do prefeito André Vechi, agradeço a oportunidade de dialogar com representantes tão comprometidos e reforço que estamos sempre disponíveis para construir ações que tragam melhorias para Brusque”, complementou o secretário.

Geral

About the Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

plugins premium WordPress