Como obter novos resultados com novas ações e buscar a excelência no atendimento, foram algumas das temáticas abordadas no Curso ‘Gestão de Vendas no Varejo’, realizado nos dias 26 e 28 de junho pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas), na Faculdade Senac. Em parceria com a Fecomércio e o Senac, o curso integra o projeto ‘Sindilojas – Fortaleça quem fortalece a sua empresa!’ e foi ministrado pela consultora de negócios, futurista e mentora em autoridade de marca, Patrícia Ferreira.


Durante duas noites, os 35 alunos integrantes da turma, tiveram acesso a conteúdos como processo de vendas no novo varejo, a jornada do consumidor; os canais de venda – quais são e quais se adequam melhor ao negócio; definição dos objetivos e metas; resultados em vendas – gestão de equipe comercial; sucesso do cliente – manter o cliente satisfeito e fazê-lo comprar mais; e campanhas de incentivo. Ambas as aulas, contaram com toda expertise da consultora de negócios, que atua há quase 30 anos junto ao comércio e que promoveu momentos de muita interação, troca e prática.

“Estamos com uma sala cheia, com pessoas diretamente ligadas ao comércio. Temos empresas que enviaram quatro, cinco funcionários, como também temos empresários do comércio e pessoas que querem entrar nessa área. Então é uma oportunidade muito grande de trazer conteúdos que vão ampliar negócios, abrir negócios como eles devem ser feitos, e principalmente, mostrar que para estar atualizado, você não requer um enorme investimento financeiro”, enfatiza Patrícia.

Segundo ela, é muito comum as pessoas não buscarem a inovação, porque já colocam o custo como um fator limitante. “Algo que eu sempre trago nesses encontros é: não coloque limites antes de conhecê-los e para qualquer limite, sempre tem o plano B. Então se você trabalha as pessoas, a comunicação e os processos que te levam a uma excelência, os resultados serão assertivos”, complementa.

Patrícia também afirma que a inovação no varejo está diretamente ligada com a experiência do cliente. “Hoje, para alguém ir presencialmente em um ponto de venda, o proprietário tem que entender que ele não vai fazer a venda, ele vai estreitar relacionamento, porque ele tem diversos outros canais, principalmente os digitais, para vender.

O cliente vai pela experiência que ele tem com você. Para isso você tem que ter um local agradável, iluminado, tem que ter um estacionamento e um grupo de colaboradores engajados no propósito de oferecer a melhor experiência que o seu porte pode proporcionar e isso muitas vezes não tem uma relação direta com alto investimento. Digo em sala que a gente tem que conjugar três verbos: conhecer, entender, para atender. Tem que conhecer o seu cliente, o perfil dele, o que ele espera, o que ele quer, relacionar isso com o teu portfólio de produtos e serviços, e trazer sempre em nível de comparação os quatro Ps – produto, preço, praça e a promoção, este último é o ato de promover divulgar, comunicar o que você tem”, ressalta.

O presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, fez questão de levar sua mensagem à turma de ‘Gestão de Vendas no Varejo’ e enaltecer a importância da busca pelo conhecimento e aperfeiçoamento. Ele falou ainda da Campanha Comércio Legal, desenvolvida pelo Sindilojas e que busca conscientizar toda sociedade a valorizar o comércio de sua cidade e comprar localmente, fortalecendo o setor e toda economia do município. “A essência do negócio é a mesma, mudam as tecnologias, os desafios e é por isso que a reciclagem é a cada dia mais importante. A mão de obra qualificada hoje é muito valiosa, um bom currículo hoje vale muito e ver todos vocês neste curso, pessoas bastante experientes, outras que estão iniciando sua trajetória no comércio, é muito satisfatório para o Sindilojas, que tem como objetivo fortalecer e desenvolver as empresas do comércio de Brusque, Botuverá e Guabiruba”, frisou.

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